Kits pedagógicos disponíveis para implementação pela Equipa:

Direitos_em_Jogo_2_345x550

Direitos em Jogo

Um kit pedagógico em que, de forma divertida e descontraída, crianças e adultos aprendem estratégias para promover os direitos das crianças.

Os direitos das crianças nem sempre são assegurados, sendo que, muitas vezes, as próprias crianças, bem como os seus pais e cuidadores, os desconhecem. Frequentemente, identificam apenas os direitos relacionados com a satisfação das necessidades mais básicas das crianças.

Produzido e editado pela editora Ideias com História, o kit é constituído por dois baralhos de cartas ilustrados, um para crianças mais novas (dos 3 aos 6 anos) e outro para crianças mais velhas e adolescentes (dos 7 aos 14 anos).

Os_Intergalacticos_1024x1024

Os Intergalácticos – Uma Aventura do Comportamento

O jogo pedagógico de tabuleiro «Os Intergalácticos», que se destina a crianças com idades entre os 8 e os 12 anos de idade, tem como objetivo geral trabalhar e refletir aspetos relacionados com o comportamento, tais como:

– Autorregulação
– Autocontrolo vs impulsividade
– Desatenção
– Irrequietude psicomotora
– Competências emocionais e sociais
Os objetivos do jogo passam por aprender a identificar comportamentos adequados e inadequados, identificar circunstâncias em que os mesmos tendem a verificar-se e adquirir competências e estratégias para a sua monitorização.

Missao_2050_1024x1024

Missão 2050 — Promoção do Uso Saudável das Tecnologias

«Missão 2050» visa promover a utilização saudável das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) — e da internet em particular — em diferentes áreas: Regras sobre o uso e acesso às TIC; literacia e cidadania digital; segurança online e socialização digital.

É um recurso psicoeducativo adequado aos contextos escolar, formativo, terapêutico e recreativo, dirigido a crianças e jovens (dos 5 aos 14 anos), pais e profissionais de diversas áreas.

O jogo, estabelece pontes entre diferentes realidades e, além de transmitir informação sobre os riscos e potencialidades das tecnologias, coloca os jogadores em cenários de mudança, gestão de danos, dilemas e aventuras que terão que superar de forma inovadora e criativa.

Vamos-Prevenir-As-Aventuras-do-Buzio-e-da-Coral

«Vamos Prevenir! – As aventuras do Búzio e da Coral»

 O jogo de prevenção primária do abuso sexual (para ser jogado por crianças entre os 6 e 10 anos com o acompanhamento e supervisão de um adulto).

Jogo de tabuleiro (até quatro jogadores) para desenvolvimento de competências em crianças e adultos para lidarem com a problemática do abuso sexual infantil. Através das aventuras das personagens Búzio e Coral, e recorrendo a atividades lúdicas como a mímica ou o desenho, crianças dos 6 aos 10 anos podem aprender a distinguir um bom e um mau segredo, um toque agradável ou intrusivo, ou a reconhecer os perigos que a utilização da internet pode conter.

jogo_salada_de_frutas_1024x1024

Salada de Frutas

Um jogo que valoriza a importância da alimentação e a interiorização de que para se ser saudável é indispensável uma alimentação correta e equilibrada, além de exercício físico e estilos de vida saudáveis.

Neste jogo, com diferentes níveis de dificuldade, e que pode ser jogado por crianças a partir dos 5 anos, os jogadores têm que enfrentar desafios e responder a questões relacionadas com a alimentação e saúde em geral. Ganha quem demonstra mais conhecimento. Para tal, tem que completar o seu prato com peças de fruta. Cada resposta correta a uma carta significa uma peça de fruta (a própria carta tem desenhada a peça de fruta). Ganha o jogador que conseguir uma salada de frutas com mais frutas.
Ao longo do percurso há casas de consequência, o que significa que se cometeram erros alimentares. Os jogadores neste caso são penalizados, ou com a perda de frutas, ou ficando sem jogar uma vez.

capas_picos_web-01_1024x1024 1

«Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro»

Consiste num livro didático para crianças dos 3 aos 6 anos de idade que, através de uma história, aborda seis temas que habitualmente estão na base dos programas de prevenção do abuso sexual infantil: 

– «O meu corpo»
– «Bons toques, maus toques»
– «Emoções» 
– «Segredos bons, segredos maus»
– «Dizer “sim”, dizer “não”»
– «Pedir ajuda»

O programa foi pensado para ser dinamizado em grupo, em contexto educativo, em várias sessões, que podem ser adaptadas a um contexto individual.

Inscrições/ Contactos com a equipa clique aqui