Centro de Recursos de Ajudas Técnicas é uma parceria entre a Associação Vidas Cruzadas, o Município de Abrantes, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Abrantes.

Objetivos do Centro de Recursos de Ajudas Técnicas:

Rentabilizar os equipamentos que são utilizados para a recuperação de doentes.

Ajudas Técnicas disponíveis:

Andarilho

Cadeira de Duche

Cadeira de Rodas

Cadeirão de Repouso

Cama, com colchão e grade

Canadiana (par)

Colchão Anti-Escaras

Almofada Anti-Escaras

Mesa de Apoio

Pedaleira

Destinatários deste serviço:

O CRAT destina-se a residentes no concelho de Abrantes, que careçam de Ajudas Técnicas temporária ou permanentemente e que não aufiram um rendimento anual per capita (por elemento do agregado) superior a 8500€ (oito mil e quinhentos euros).

Instrução do Pedido:

1. Os pedidos de Ajudas Técnicas devem ser acompanhados dos seguintes documentos:

a)         Fotocópia dos documentos de identificação do utente e, caso se justifique do familiar responsável;

b)        Prescrição médica da Ajuda Técnica;

c)         Fotocópia do cartão do sistema ou subsistema de saúde

d)        Nota de liquidação do IRS do ano anterior e fotocópia da declaração de IRS do ano anterior (com todos os anexos). Caso não tenha declaração de IRS é necessária certidão passada pela Repartição de Finanças.

2. A Associação poderá solicitar ainda a entrega dos seguintes documentos:

a) Comprovativo da Junta de Freguesia da área de residência em como reside no concelho e composição do agregado familiar.

Condições de Utilização do Equipamento:

1 – A utilização da Ajuda Técnica é isenta de taxas.

2 – O utente a quem seja atribuída a Ajuda técnicas, fica no entanto obrigado à entrega de uma caução, de acordo com o equipamento a requisitar e em valor a definir pela Direção da Associação Vidas Cruzadas, anualmente. A caução será devolvida após a devolução do equipamento e verificada a sua integridade. 

3- Os utentes que excederem o valor do rendimento previsto no artigo 2º do regulamento do CRAT (8500€/ anuais per capita), poderão beneficiar da utilização do equipamento, mediante um pagamento mensal, definido pela direção da Associação, de acordo com o equipamento. Estes utentes ficam igualmente obrigados ao pagamento da caução referida no ponto anterior e à apresentação da prescrição médica, mas dispensam a apresentação da declaração de IRS.

4 – O valor dos pagamentos mensais será canalizado para as despesas de funcionamento do CRAT, bem como para a aquisição e manutenção dos equipamentos.

Duração do Empréstimo do Equipamento

1 – O utente poderá usufruir do equipamento pelo tempo necessário à sua utilização, sendo que em situações de necessidade permanente, deverá o beneficiário, anualmente apresentar nova prescrição médica e declaração de IRS/ nota de liquidação, até 31 de julho de cada ano.

2 – A não entrega da renovação do pedido, devidamente justificada com prescrição médica, poderá implicar a devolução imediata do equipamento ao Centro, até nova apreciação. 

Nota: O utente que dolosamente ou pela não utilização da devida diligência danificar ou inutilizar o equipamento deverá proceder ao pagamento dos danos provocados ou do respetivo preço integral.

Contactos:

Estrada Nacional 118 n.º 859 (antigo jardim de infância)

2205-645 Tramagal

(2ª a 4ª feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30)

Rua de S. Domingos, 336 R/C – G | 2200-397 Abrantes

(todos os dias uteis, das 9h30 às 18h00)

Telefone: 241 364 572 (custo de uma chamada para a rede fixa)

secretariado@vidascruzadas.org

Documentos


Regulamento Interno do Centro de Recursos

Requerimento Prescrição Médica

Requerimento Ajuda Técnica