O Centro de Recursos de Ajudas Técnicas é uma parceria entre a Associação Vidas Cruzadas, o Município de Abrantes, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Abrantes.
Objetivos do Centro de Recursos de Ajudas Técnicas:
Rentabilizar os equipamentos que são utilizados para a recuperação de doentes.
Ajudas Técnicas disponíveis:
Andarilho
Cadeira de Duche
Cadeira de Rodas
Cadeirão de Repouso
Cama, com colchão e grade
Canadiana (par)
Colchão Anti-Escaras
Almofada Anti-Escaras
Mesa de Apoio
Pedaleira
Destinatários deste serviço:
O CRAT destina-se a residentes no concelho de Abrantes, que careçam de Ajudas Técnicas temporária ou permanentemente e que não aufiram um rendimento anual per capita (por elemento do agregado) superior a 11 480€ (onze mil quatrocentos e oitenta euros).
Instrução do Pedido:
1. Os pedidos de Ajudas Técnicas devem ser acompanhados dos seguintes documentos:
a) Fotocópia dos documentos de identificação do utente e, caso se justifique do familiar responsável;
b) Prescrição médica da Ajuda Técnica;
c) Fotocópia do cartão do sistema ou subsistema de saúde
d) Nota de liquidação do IRS do ano anterior e fotocópia da declaração de IRS do ano anterior (com todos os anexos). Caso não tenha declaração de IRS é necessária certidão passada pela Repartição de Finanças.
2. A Associação poderá solicitar ainda a entrega dos seguintes documentos:
a) Comprovativo da Junta de Freguesia da área de residência em como reside no concelho e composição do agregado familiar.
Condições de Utilização do Equipamento:
1 – A utilização da Ajuda Técnica é isenta de taxas.
2 – O utente a quem seja atribuída a Ajuda técnicas, fica no entanto obrigado à entrega de uma caução, de acordo com o equipamento a requisitar e em valor a definir pela Direção da Associação Vidas Cruzadas, anualmente. A caução será devolvida após a devolução do equipamento e verificada a sua integridade.
3- Os utentes que excederem o valor do rendimento previsto no artigo 2º do regulamento do CRAT (11480€/ anuais per capita), poderão beneficiar da utilização do equipamento, mediante um pagamento mensal, definido pela direção da Associação, de acordo com o equipamento. Estes utentes ficam igualmente obrigados ao pagamento da caução referida no ponto anterior e à apresentação da prescrição médica, mas dispensam a apresentação da declaração de IRS.
4 – O valor dos pagamentos mensais será canalizado para as despesas de funcionamento do CRAT, bem como para a aquisição e manutenção dos equipamentos.
Duração do Empréstimo do Equipamento
1 – O utente poderá usufruir do equipamento pelo tempo necessário à sua utilização, sendo que em situações de necessidade permanente, deverá o beneficiário, anualmente apresentar nova prescrição médica e declaração de IRS/ nota de liquidação, até 31 de julho de cada ano.
2 – A não entrega da renovação do pedido, devidamente justificada com prescrição médica, poderá implicar a devolução imediata do equipamento ao Centro, até nova apreciação.
Nota: O utente que dolosamente ou pela não utilização da devida diligência danificar ou inutilizar o equipamento deverá proceder ao pagamento dos danos provocados ou do respetivo preço integral.
Contactos:
Rua de S. Domingos, 336 R/C – G | 2200-397 Abrantes
(todos os dias uteis, das 9h30 às 18h00)
Telefone: 241 364 572 (custo de uma chamada para a rede fixa)
secretariado@vidascruzadas.org
Documentos
Regulamento Interno do Centro de Recursos