Qual a competência do CAFAP?

O CAFAP intervém quando existe um processo de promoção e proteção instaurado na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) ou no Tribunal, designadamente situações de negligencia, maus tratos físicos e/ou emocionais, violência domestica, abuso sexual ou comportamentos desadequados. Intervém ainda em processos de Regulação de Responsabilidades Parentais, quando existe conflito entre os pais e quando existe perturbação dos vínculos/ relações entre pais e filhos. O CAFAP intervém ainda em situações em que a família sente que são necessárias mudanças na sua vida e nas suas relações familiares.

O CAFAP pode intervir em situações de carência económica?

O CAFAP não deve intervir em situações de carência económica que podem ser resolvidas pelos serviços de atendimento e acompanhamento social. Pode no entanto ter famílias em acompanhamento com situações de vulnerabilidade económica, mas esse não pode ser exclusivamente o foco da intervenção.

O CAFAP promove consultas/ avaliação de psicologia?

Não. O CAFAP não faz acompanhamento ou avaliação ao nível da psicologia. No caso de ser identificada essa necessidade, a equipa deve encaminhar para o serviço da comunidade com capacidade de resposta. A intervenção do CAFAP é focada na família e não apenas em um dos seus elementos.

O CAFAP faz terapia de casal/ familiar ou mediação familiar?

Não. Na intervenção do CAFAP podem ser aplicadas estratégias de mediação de conflitos ou de resolução de problemas no casal ou na família, mas não pode ser esse o foco da intervenção. Existem outros serviços na comunidade para essa resposta mais específica.

Uma criança com problemas de aprendizagem na escola pode ser encaminhada para o CAFAP?

O CAFAP avalia as situações que lhes chegam e verifica se está dentro do seu âmbito de intervenção. Se esses problemas de aprendizagem estiverem relacionados com algum tipo de desequilíbrios familiar, ou algum acontecimento na família, poderá ser acompanhada a situação, respeitando sempre o princípio da intervenção focada na família. Esta intervenção pode/deve ser conjugada com a intervenção de eventual serviço de psicologia/ psiquiatria que acompanhe a criança e equipa da escola ou intervenção precoce.

Se uma criança faltar às aulas ou não tiver o material escolar, pode ser acompanhada no CAFAP?

À semelhança do descrito na pergunta anterior, depende da avaliação que for realizada e das questões que estiverem na origem destes factos.

Se uma criança apresentar problemas de comportamento, o CAFAP pode intervir?

À semelhança do descrito na pergunta anterior, depende da avaliação que for realizada e das questões que estiverem na origem destes factos. A avaliação familiar é que vai determinar se as características da família se enquadram no âmbito do CAFAP e qual o plano de intervenção adequado para a mesma.

É necessário algum pagamento para ter apoio do serviço?

Não. O CAFAP é um serviço totalmente gratuito.

O CAFAP apenas apoia pessoas com dificuldades económicas e de baixo nível social?

Não. No CAFAP não existem descriminação da situação económica ou social. Infelizmente as situações de risco/ perigo são transversais na nossa sociedade, pelo que qualquer família se pode encontrar nesta situação. O CAFAP serve para apoiar a família a ultrapassar os desafios da parentalidade. Nenhuma criança nasce com livro de instruções, nem os pais e as mães nascem a saber sê-lo. Cada caso é um caso. O CAFAP adequada a sua intervenção às características das famílias com que trabalha.

Durante a intervenção do CAFAP é necessária a participação e colaboração de todos os elementos da família?

Sim. O CAFAP trabalha com a família. Poderão ser realizadas sessões individuais com ambos os pais ou um de cada vez, e só com as crianças /ou com as crianças e os pais. Podem ainda ser chamados outros elementos relevantes, com o consentimento da família. O CAFAP não intervém apenas com as crianças.

Quantas vezes, durante quanto tempo, onde e em que horário decorrem as sessões no CAFAP?

Durante 2 meses o CAFAP elabora uma avaliação à situação familiar. O resultado dessa avaliação vai definir a intervenção a seguir. A duração do acompanhamento e o número de sessões depende de situação para situação. Em regra as sessões são semanais, ajustadas à disponibilidade da família e da equipa, e são realizadas em contexto de gabinete ou no domicílio. Os contactos são sempre agendados com antecedência.  A intervenção decorre pelo tempo necessário à alteração positiva da situação familiar, ou até que as partes assim o entendam.

Se as famílias não concordarem com o aconselhamento do CAFAP, o que acontece?

No CAFAP respeitamos a autonomia das famílias e as suas decisões. O serviço dá linhas orientadoras, a família decide quais quer seguir. Não há qualquer imposição de medidas, desde que isso não coloque em causa o bem-estar e a segurança ou integridade física e/ ou psíquica das crianças.