Em tom de desafio e sem a expetativa de que a Associação viesse a tornar-se no que é hoje, um grupo de cidadãos e cidadãs tramagalenses decidem criar esta instituição. Na vontade de criar uma resposta inovadora no concelho que respondesse às lacunas que se faziam sentir na área social, tem-se adaptado às constantes mudanças da comunidade. Sempre atenta às necessidades e aos recursos existentes, promove um espirito de potenciação de sinergias e de recursos locais, difundindo uma interajuda interinstitucional. Tem sabido desafiar os parceiros e tem aceitado ser desafiada, pretendendo ser (ou continuar a ser) reconhecida como uma instituição inovadora na consolidação de práticas integradoras e de promoção do bem-estar psicossocial do individuo e da comunidade.

Em 2007 procuraram um cantinho em Tramagal que os acolhesse e onde pudessem começar a delinear as linhas orientadoras desta Associação. Começaram em casa uns dos outros a reunir e a trabalhar, aproveitando todos os recursos que tinham e que foram conseguindo. Com os saberes e capacidades de uns e outros, foram trilhando caminho e definindo aquilo que queriam fazer e onde se queriam encaixar. Sempre tendo em conta as necessidades da comunidade, tentando que não existissem sobreposições mas afirmando-se naquilo que fazem.

Aceite desde o primeiro momento mas nem sempre compreendida nas ações desenvolvidas, nunca se desviaram do seu propósito. Nunca nada foi fácil. No entanto sublinham o apoio recebido das entidades locais, nomeadamente do Teatro Tramagalense a quem devem muito desde o “nascimento”. Deu-lhes a casa onde foi estabelecida a sede durante quase uma decada. A freguesia de Tramagal, o Município, a Segurança Social, bem como as restantes freguesias e demais entidades, que sem querer esquecer nenhuma, sempre os respeitaram e viram como aliados.

Parceiros ativos nas diferentes parcerias do concelho foram iniciando projetos que ainda hoje se mantêm. O CAFAP – Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental, sendo um serviço especializado para apoiar pais e mães nos desafios da parentalidade e na promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens do concelho de Abrantes, em funcionamento desde 2008. A Loja Social, a funcionar também com um serviço itinerante, dá resposta atualmente a cerca de 900 pessoas. O Centro de Recursos de Ajudas Técnicas que cede equipamentos como cadeiras de rodas, camas articuladas entre outros equipamentos, em funcionamento desde 2009. Mais recentemente o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social faz a articulação dos apoios sociais do concelho.

A aposta em profissionais que se foram especializando a diferentes domínios, nomeadamente na área da proteção das crianças e jovens e da promoção dos seus direitos, e no apoio direto a vítimas de violência doméstica, tem sido uma constante.

Não nos esqueçamos contudo de referir outros projetos importantes como o Plano Integrado de Educação e Formação (PIEF) sob gestão da Associação por dois anos consecutivos entre 2012 e 2014. O Projeto Bairro ConVida ainda a decorrer no Bairro de Vale de Rãs – Edifício Millennium em Abrantes. O Projeto de Apadrinhamento de Crianças do Concelho de Abrantes que pretende apoiar crianças e jovens a realizar desejos que os pais não possam concretizar. E o Banco de Livros Escolares que desde 2012 é uma resposta de apoio aos alunos e alunas da região. A reparação da máquina de cinema da Esplanada do TTL que proporcionou à comunidade tramagalense a possibilidade de voltar a ver cinema ao ar livre, entre outros.

Sem respostas sociais comparticipadas pelos utentes, a Associação vai desenvolvendo o seu trabalho com o empenho e dedicação de todos os que desta casa fazem parte. Candidatando-se a projetos, apresentando resultados, mostrando ao mecenato e à comunidade que continua a merecer a sua confiança. Homenageada já em diversas ocasiões, mereceu a atribuição da Medalha da Cidade em ano de centenário. Antes disso já a sua freguesia berço (Tramagal) o tinha feito e o Jornal de Abrantes/ Antena Livre também, entre outros grupos de empresários e grupos cívicos que ao longo dos anos têm dado apoio e reconhecido o trabalho da Associação.

Para o futuro, a Associação pretende continuar a consolidar as suas práticas, continuar a apostar nas pessoas e melhorar a prestação dos seus serviços. Até “amanhã” vamos apostando no “hoje” e aprendendo com o “ontem”, acreditando que continua a fazer sentido. Acreditando que é possível ter uma comunidade unida e focada no que realmente importa. A Associação cá está para continuar a fazer a sua parte. 

Primeiro logótipo